domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bruxas na Telona: Zethi von Evans / Frida Lew

Sophie Turner
Tirando a poeira do blog e da coluna, voltei pra mais um Bruxas na Telona! Sinceramente, não sei como não optei antes por falar dessa que é uma das minhas personagens preferidas! Provavelmente porque demorei pra ter um insight sobre qual seria o meu dreamcast pra ela. Mas vamos lá.

Decidi unir Frida e Zethi num único post porque, diferente do que acontece com algumas outras personagens que tem duas fases/vidas, ela se mescla um pouco pra mim, e é meio difícil pensar num rosto próprio pra cada uma - difícil, mas não impossível. Quando encomendei as ilustrações das Irmãs von Evans, já tinha procurado alguma coisa pra servir como base pra Larissa (a ilustradora, não eu hehe) trabalhar. Aí hoje estava pensando nisso de novo e resolvi aprofundar.

Zethi von Evans

Eleanor Tomlinson
No livro, Zethi não tem uma descrição exata. Como o que temos dela são apenas flashbacks e fragmentos de memórias que Malena recupera de Dorothi, seu rosto acaba se mesclando um pouco com o das outras irmãs. Mas eu sempre a imaginei como uma garota loura, magra, porém não franzina, e ligeiramente mais alta que as demais irmãs. Zethi é consideravelmente mais bondosa que as outras von Evans, e isso se transmite também através do seu olhar. Não dá pra pensar em Zethi sem imaginar uma pessoa que ficaria tão bem sorrindo quanto lamentando. Zethi é a balança, o contrapeso, e assim deve parecer.

Eu a associei a dois rostos diferentes, porém de traços parecidos - a primeira foi Sophie Turner, que interpreta a personagem Sansa Stark na série Game of Thrones. Apesar de ela ser ruiva, e não loura, tem alguma coisa no seu rosto e no seu olhar que me transmite uma certa bondade. Mas ao mesmo tempo, ela é um pouco nova para ser a Zethi - que já tinha seus bons vinte e alguns anos quando morreu - e isso a descarta, de certo modo. Então pensei em Eleanor Tomlinson, um rosto que eu descobri recentemente na minissérie Death Comes to Pemberley, onde ela deu vida a Georgiana Darcy; e, sinceramente, tem personagem mais parecida com Zethi que a própria Georgiana? Ambas são bondosas e inocentes o bastante para serem convencidas sobre algo que não necessariamente considerariam certo em nome do amor. Ela sim é um rosto que eu consigo imaginar se encaixando bem pra Zethi.

Rosamund Pike
Frida Lew

Na sua atual encarnação, Frida mantém o mesmo padrão de traços finos, olhos e cabelos claros e uma estatura consideravelmente acima da das outras mulheres da família. Não apenas tem um ar naturalmente bom, como também tem um carisma muito grande - Malena a descreve como alguém cujo sorriso ilumina o ambiente. Ela também tem alguns anos a mais do que tinha na época das von Evans, entre os 25 e os 30 anos. E é mãe.

Quando conversei com a Larissa (ilustradora) a respeito dos desenhos, minha primeira sugestão de inspiração pro rosto de Zethi foi Rosamund Pike, a Jane Bennet de Orgulho e Preconceito. Mas depois me dei conta de que estava errando um pouquinho na linha cronológica, por todos os fatores que citei no começo do post - é difícil desassociar a imagem de uma da outra, e só depois de muito pensar foi que percebi que esse era o rosto perfeito de Frida, pra mim, não de Zethi. Tem aquele ar tímido, feliz, bondoso e sorridente, e a idade ideal. Encaixa perfeitamente!

E aí, palpites? Outras sugestões? Pode mandar!
Beijocas,
Larissa

Nenhum comentário: