sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vamos conhecer Oxford?

Hoje, uma leitora/beta/amiga minha me lançou a seguinte pergunta: "Oxford existe mesmo?"

Eu provavelmente já falei disso aqui em algum momento, mas SIM, existe. Oxford é uma cidade que realmente fica no Kansas, Estados Unidos, com seus mil e poucos habitantes, uma aparência rural e, hoje em dia, tem até um website - um avanço, comparado ao que existia em 2008, quando eu estava fazendo minhas pesquisas pra escrever o livro.

Então hoje resolvi convidar vocês a darem um passeio comigo por Oxford - tanto a real quanto a fictícia - pra conhecerem um pouquinho mais daquilo que eu criei e daquilo que está lá pra, quem sabe um dia, eu poder visitar de verdade.

Primeiro, preciso contar pra vocês: quanta coisa mudou de 2008 pra cá! Quando comecei a escrever As Bruxas de Oxford, há cinco anos atrás, passei um bom perrengue tentando achar conteúdo que me desse base pra ambientação da história. Não haviam muitos sites com informação, e os que existiam possuíam muito pouca coisa que eu pudesse utilizar. A vista de satélite do Google ainda era uma porcaria, o Street View não existia, e, depois de um tempo, só me restou mesmo imaginar, tendo em mãos os poucos dados que coletei.

Pra ajudar nesse tour, eu dei um print no mapa de Oxford no Google Maps e fui marcando os vários lugares por onde a história passa. E agora vocês terão noção realmente de como essa cidade é minúscula...

Tcha-ran!
Bom, agora acompanhem no mapa comigo, de cima pra baixo, da esquerda pra direita, ok?

A Casa Azul: não coincidentemente, eu coloquei uma casinha azul pra marcar. A ideia é que ficasse numa rua sem saída, num lugar mais afastado do centro, mas perto o bastante da escola pra que a Malena pudesse ir a pé.
street view de como REALMENTE é o lugar onde estaria a Casa Azul
A casa da Frida: marcada com a casinha verde, tinha que ficar afastada o bastante pra ser residencial, mas não o suficiente pra ser longe do pouco de civilização do lugar.
A OSD: ...na verdade ela se divide em duas unidades, mas só vou falar da que interessa, que é a que está marcada com a casinha vermelha. Descrita como um pequeno prédio de tijolinhos, eu só errei no que concerne ao tamanho - imaginava que fosse muito menor do que é na realidade.


A casa de Lady Lew: tinha que ficar afastada, numa espécie de subúrbio, mas fora da zona da Casa Azul. É a casinha com uma lupa no canto esquerdo.
O hospital de Oxford: não existe. Pelo menos, não segundo o Google, e não segundo qualquer lugar que eu tenha pesquisado. Mas, como na ficção pode tudo, localizei o nosso hospital ficítcio - o prédio azul - bem no coração da cidade.
street view da "avenida principal" de Oxford
O Wildcat Grill: também não existe. O nome apareceu nas minhas pesquisas de 2008, mas se você procurar hoje, não tem nada indicando sua existência, então, vai saber? Mas, meramente fictício ou não, a lanchonete que é palco da primeira explosão de Malena tem que ficar exatamente no centro, onde possa ser vista por quem atravessar a cidade - logo, na "avenida principal", a rodovia que corta Oxford. No mapa, está comicamente representado pela barraquinha de cachorro quente.
O rio Arkansas: no final do livro, e quem leu vai me entender, Sam e Malena se dirigem ao Rio Arkansas pra... cuidar de algumas coisas. Eu sabia que o rio existia e que ficava bem perto da cidade, mas quando escrevi o livro, o parque não aparecia no mapa do Google. Em suma, ali onde coloquei aquele caminhãozinho seria mais ou menos o local do.. "despejo"..

foto da vista do Rio Arkansas no Cave Park
Tentei lembrar de todos os lugares principais pra apontar no mapa, mas se algum ficou faltando, vocês podem me cobrar! Em O Coração da Magia outros lugares são explorados, e quando o livro sair a gente faz mais um tour pra eu mostrar esses lugares pra vocês!

Pra quem quiser mais informações sobre a história da cidade, e outras fotos de Oxford, sugiro que acessem o site da cidade, que eu só descobri (ou só passou a existir) agora, e que tem bastante coisa bacana. Pra dar um passeio pelo street view no Google, basta clicar aqui.

Espero que vocês tenham gostado :)
Beijocas,
Larissa

Nenhum comentário: