quinta-feira, 3 de maio de 2012

Referências da Série

E aí, galera, tudo bom? :)

Tava meio sem saber o que postar, e aí lembrei que algumas pessoas me perguntaram já sobre quais eram as minhas referências/influências pra escrever os livros da Trilogia. No vídeo spoiler #1 eu respondi essa pergunta, mas foi bem mais ou menos, então decidi desenvolver um pouco esse tópico no post de hoje! Afinal, as referências são muitas - e agora vocês vão saber quais e por quê. Bora lá?

Harry Potter


Já disse isso várias vezes a quem pergunta e sempre repito: Harry Potter é provavelmente a minha maior influência literária, tipo, EVER. Desde que comecei a ler os livros, com uns 10 ou 11 anos, eu queria ser bruxa; mais tarde, quis escrever sobre bruxos; e bem mais tarde, escrevi As Bruxas de Oxford. Embora eu não acredite que eles sejam sequer semelhantes, o simples fato de eu querer falar sobre magia e criar meu próprio universo de bruxas e seres mágicos surgiu a partir da leitura de Harry Potter. Numa esfera mais específica, as "explosões mágicas" sofridas por Malena no começo do primeiro livro foram uma ideia originada a partir das "explosões" emocionais sofridas por Harry - como transformar sua tia num balão e fazer sumir o vidro de proteção do aquário da cobra no zoológico.

Sabrina


É a maior influência da trilogia em si. Tem tantos elementos dos livros que vieram a partir das histórias da bruxinha Sabrina que talvez nem eu tenha percebido todos eles. Mas só pra começar, temos o Toy, meu gato-preto-falante preferido. Além do clichê de que "bruxas têm gatos pretos", de onde vocês acham que veio a ideia pra criar o maior companheiro da Malena? Além disso, temos outros adendos, como o fato de que a Sabrina não precisa de uma varinha pra conjurar certos feitiços - tipo fazer coisas levitarem por aí - e que ela tem um livro de feitiços que é uma espécie de herança de família - exatamente como aquele que Malena encontra no baú das irmãs von Evans.

Supernatural


Não escondo de ninguém que sou muito fã da série. Então é claro que de alguma forma, a história me influenciaria, né? Não são muitas as referências à série, mas elas estão lá. O próprio nome de Sam é uma delas - Samuel Winchester é o nome de um dos irmãos protagonistas, não coincidentemente o que eu gosto mais. A irmã de Sam, Megan Goyle, também é uma referência à série - nela, há uma personagem chamada Meg que é um demônio dos bons. Pra quem já leu o livro, entende porque esse nome pareceu perfeito pra ela. Além disso, temos o próprio panorama da casa-mal-assombrada-numa-cidade-do-interior-dos-Estados-Unidos, o que é praticamente sugado de Supernatural. Perdi as contas de em quantas casas semelhantes os Winchester já estiveram.

O Mágico de Oz


São poucas referências, mas existem. Por exemplo, a alter-ego de Malena só se chama Dorothi por causa de sua personagem homônima em O Mágico de Oz (embora as duas não tenham nada em comum). Além disso, pra escolher o local onde a cidade se passaria, voltei à referência do livro: Dorothy vivia numa fazenda no Kansas, então foi pra lá que eu fui também.

Bom, essas são algumas das referências da trilogia. Claro que existem outras, mas no momento não consegui me lembrar de todas. :P
Espero que tenham gostado! E lembrem-se que vocês podem sempre me ajudar a bolar novos posts, viu? É só pedir nos comentários que eu dou meu jeito :)

Beijocas
Larissa

Nenhum comentário: